3 dicas que vão aquecer seu inverno


Você conhece a história inusitada da origem do chá e como ele pode auxiliar seu corpo no inverno?


Reza a história que no ano de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem a água para beber, algumas folhas de um arbusto teriam caído dentro do recipiente, produzindo um líquido acastanhado.


O imperador, que também era cientista, ficou com a curiosidade aguçada e resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante. Assim, nasceu o chá que rapidamente conquistou os habitantes desse país.


Foi a partir do ano 1560 que o chá começou a viajar pelo mundo, conquistando uma multiplicidade de culturas e povos.


Atualmente, o chá continua a deliciar gerações de povos espalhados por todo o mundo, sendo ainda mais popular do que o café.


Com sabores para todos os gostos e benefícios ao nível da saúde e do bem-estar geral de quem bebe, o chá é o favorito para quem não tem o costume de beber água no inverno, fazendo com que suas vendas aumentem consideravelmente.


O inverno faz cair não só a temperatura, como o consumo de água. Entretanto, especialistas advertem: a sensação de sede diminui mas a importância do líquido para o organismo não. O consumo de cerca de dois litros nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.


A nutricionista Edna Garambone afirma que o cuidado deve ser redobrado com idosos e crianças, que desidratam com mais facilidade.


Segundo ela, no inverno, o corpo de fato precisa de menos água comparado ao verão, por exemplo. Logo, sentimos menos sede. O problema é que as pessoas que já bebem pouco no calor, bebem menos ainda no frio.


A nutricionista dá uma receita capaz não só de hidratar, mas aquecer o corpo no friozinho do inverno:


“Se não quer tomar água, uma boa saída é tomar chá. Sugiro o chá verde, que só é contraindicado para pessoas com tendência à gastrite ou hipertensas. Isso porque a cafeína estimula a produção de ácido clorídrico no estômago”, explica.


Outras fontes de hidratação, são frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi. Elas são mais ricas em líquido do que frutas típicas do inverno, como abacate, maçã e uva.


Doenças podem se agravar!

O chefe do serviço da Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Alvimar Gonçalves Delgado, explica que, nesta época do ano, nós temos uma tendência a eliminar mais água pela urina, já que suamos menos do que nos dias mais quentes.

Quem já desenvolveu algum problema renal, deve prestar atenção nessa época do ano para evitar que tais doenças se agravem. Nessa época do ano, esses casos surgem quando diminui a vigilância em relação à água.


Exageros devem ser evitados

Sueli Carneiro, sub-chefe do serviço de dermatologia do mesmo hospital, alerta que a água deve ser ingerida sem exagero.


Há um equilíbrio estreito entre a ingestão e a eliminação de água pelos mecanismos reguladores do organismo. A perda de água é regulada pelos rins, pela pele, pelos pulmões, pelo tubo digestivo.


Segundo ela, é comum o aumento do número de pessoas com problemas de pele nos consultórios nessa época do ano. Sem a quantidade necessária de água, o organismo, a pele tende a ficar mais ressecada, afetando principalmente quem sofre de dermatoses, idosos e atletas que exercem atividades ao ar livre.


Saiba como evitar doenças pela falta de hidratação

Uma boa pedida para o inverno é a ingestão de chás, sempre lembrando que nenhuma bebida substitui os 2L de água que devem ser ingeridos diariamente para manter a hidratação do organismo.


Porém, além da água saborizada, há alguns sabores de chá que devem ser evitados, como chá mate, preto e verde que tem cafeína e não podem substituir totalmente a água.


Conheça os chás mais indicados para o inverno:

A linha Sublime da ClinicMais oferece diversos blends incríveis mas um em especial para esquentar você na estação mais fria: Chá Sublime Inverno.


Em sua composição podemos encontrar:


Suas propriedades têm a capacidade de prevenção de doenças como gripes e resfriados, estimula o sistema imunológico e ativa a circulação.


Outro chá essencial para esquentar suas noites e promover o relaxamento do corpo é o Chá Sublime Noite, em sua composição encontramos:

E uma última dica mas não menos importante ou gostosa, temos o chá Sublime Sensação e assim como o nome sugere, são as melhores! Seus ingredientes são selecionados especialmente para aquecer seu inverno:

Saiba mais sobre esses e todos os outros chás aqui e surpreenda-se com cada sabor e aroma que foram desenvolvidos para o seu bem-estar.

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