Saiba como aumentar sua imunidade sem remédios farmacêuticos!

Até o fim do inverno, que acabará em 21 de setembro, são necessários alguns cuidados especiais com a saúde. Resfriados, gripes, pneumonias e também crises de asma e de bronquite ocorrem com mais frequência nessa época do ano.


Segundo dados, em média uma criança fica resfriada de 6 a 10 vezes por ano. Já um adulto, de 2 a 4 vezes. Nesse contexto, um remédio de baixo custo e fácil acesso que fosse capaz de evitar essas doenças seria mesmo muito bem-vindo.



Sabe-se que desde os anos 1930 o ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, é usado no tratamento de doenças respiratórias. Mas a popularidade de seu uso aconteceu somente nos anos 70, com a publicação de um livro chamado “A Vitamina C, o resfriado comum e a gripe”, escrito pelo ganhador do Nobel de Química de 1954, o americano Linus Paulling. Desde então, muita gente repete que a vitamina C é a melhor opção para prevenir gripes e resfriados. Mas será que a ingestão de Vitamina C previne mesmo gripes e resfriados?


O que a ciência diz


Em 31 de janeiro de 2013, o Cochrane publicou em sua biblioteca virtual uma revisão de alguns estudos que avaliaram a eficácia da vitamina C na redução da incidência, duração e gravidade de gripes e resfriados.


Ao final dessa revisão, os autores puderam concluir que na prática, a administração da vitamina C não teve nenhum efeito consistente sobre a incidência de gripes e resfriados na população em geral. Em circunstâncias especiais, em que as pessoas estão envolvidas em esforços físicos extremos ou expostas a estresses significativos, ou ambos, a suplementação de vitamina C parece ter um efeito benéfico, mas não se deve generalizar esse achado.


Vale ressaltar a afirmação dos autores sobre a ingestão de vitamina C ter contribuído para a redução da duração do ciclo de gripes e resfriados de parte dos pacientes estudados, a relevância prática deste achado não é clara e não justifica a suplementação a longo prazo da vitamina.


Ponto vista especialista


Segundo o pneumologista Waldo Mattos, do Grupo Hospitalar Conceição, a exposição ao frio agrava várias doenças respiratórias. “Isso ocorre devido ao efeito danoso direto do frio sobre o epitélio da via aérea, tecido que reveste a mucosa das fossas nasais”.


De acordo com o médico, outro fator que contribui para o aparecimento de doenças respiratórias no inverno é o hábito de permanecer em ambientes fechados por mais tempo, para se aquecer. “Isso eleva o índice de infecções virais”, explica Waldo Mattos.


Cuidados que devem ser tomados para a prevenção de doenças respiratórias:


Lavar bem as mãos: manter as mãos higienizadas principalmente antes e depois de se alimentar, após espirrar ou tossir e depois de usar o banheiro;


Manter uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais. Consumir frutas e verduras que contenham vitamina C como laranja, limão, couve, rúcula e outros;


Em climas secos é comum o aumento de casos de sinusite. É recomendável o uso de um umidificador de ar no ambiente


Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde em dia.


Recomenda-se a ingestão de muito líquido para facilitar a expectoração


Outra medida recomendada é a suplementação com produtos naturais com garantia e eficácia.


Atualmente, o estilo de vida agitado faz com que as pessoas não se dediquem a um estilo de vida saudável, falhando, principalmente na escolha dos alimentos, interferindo assim, na qualidade alimentar, diante disso, o consumo de suplementos se tornam auxiliares para ajudar a suprimir a carência de nutrientes.


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