Vitamina D: para que serve, onde encontrar e seus benefícios


A vitamina D é um nutriente essencial para o sistema imune, responsável pela defesa do organismo e que auxilia na absorção de cálcio e fósforo, no fortalecimento de ossos e dentes, no processo de divisão celular e no funcionamento muscular.


O nutriente é importante para a chamada imunidade inata, aquela que temos desde o nascimento. Estudos mostram que a vitamina D estimula a proliferação de células de defesa, como por exemplo, os linfócitos, fortalecendo este sistema de defesa e, consequentemente, auxiliando na prevenção de doenças.

Para alcançar os níveis de Ingestão Diária Recomendada (IDR), existem 3 tipos de fontes: a partir da dieta alimentar, da exposição solar e da suplementação.


Fonte natural de Vitamina D


A lista de alimentos que contêm vitamina D é pequena e tem baixas dosagens. Entre eles, destacam-se alguns peixes como bacalhau, atum, sardinha e cavala, além de fígado bovino, ovos, produtos lácteos e cogumelos, mas em menor quantidade.


Importância da luz solar


O organismo precisa da luz do sol para sintetizar a vitamina D. Sua produção começa assim que os raios solares (UVB) entram em contato com a pele. A quantidade de vitamina D produzida será proporcional a quantidade de pele exposta ao sol.


Contudo, os hábitos e estilo de vida moderno não são favoráveis à exposição solar satisfatória para a produção de vitamina D, pois as pessoas se expõem menos ao ar livre e o protetor solar impede a absorção total dos raios UVB.


Suplementação


O suplemento é indicado para quem tem uma vida agitada e não quer deixar a saúde de lado, ou quando tem deficiência para a prevenção e tratamento de doenças.


O Vitamina D3 ClinicMais é um suplemento alimentar em cápsulas, que teve sua formulação potencializada. Apenas 1 cápsula ao dia corresponde a 1000% da IDR, e pode ser utilizada para reforçar a imunidade de crianças a partir dos 9 anos de idade.


Os principais benefícios da vitamina D:


  • Auxilia na formação de ossos e dentes;

  • Na absorção de cálcio e fósforo;

  • No funcionamento do sistema imune;

  • No funcionamento muscular;

  • Na manutenção de níveis de cálcio no sangue;

  • No processo de divisão celular;


Insuficiência


O exame de sangue é a forma de indicar se a pessoa tem deficiência deste nutriente. A insuficiência de vitamina D é associada com risco aumentado de fraturas pela perda de massa óssea. Pessoas mais velhas, naturalmente, produzem menos vitamina D.


A insuficiência é definida pelos níveis séricos de 25-hidroxi-vitamina D entre 10 ng/mL a 30 ng/ mL. Valores acima de 30 ng/mL são desejáveis.


Os principais sinais de deficiência de vitamina D são fraqueza muscular, fadiga e em casos graves a deficiência pode ocasionar fraqueza nos ossos.


Cuide da sua saúde. Não deixe faltar vitamina D no seu dia a dia.


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